quarta-feira, 10 de março de 2010

Educação (III)

A Escola não pode continuar a ser um laboratório permanente de experiências de pedagógicas. Para a tarefa educativa ser bem sucedida é crucial que se aposte na preparação científica dos professores e na estabilidade aos programas escolares. É crucial devolver autoridade aos professores. É crucial ajudar os alunos a adquirir hábitos de estudo e de trabalho, ferramentas essenciais para a sua vida profissional futura. É crucial gerar as condições para o desenvolvimento de um sentido comunitário das escolas e para a sua responsabilização perante os pais, perante os educadores, perante as comunidades locais e a sociedade em geral. E isso não é possível sem, entre outras coisas, a autonomização da gestão dos estabelecimentos escolares. A autonomia das escolas deve incluir, por exemplo, uma maior liberdade no processo de contratação dos seus próprios professores e, a prazo, a formação de projectos educativos próprios, com o devido acompanhamento e fiscalização do Estado para garantir o rigor e a qualidade do ensino.

Paulo Rangel

1 comentário:

  1. Gradualmente a nação assiste ao progressivo detiorar da qualidade e credibilidade do sistema educativo em todos os níveis, há que garantir que o sistema educativo volte a assumir a forma de "fúnil", onde a qualidade seja assegurada, e a mediocricidade afastada, chega de fazerem "cópias" mal feitas de sistemas educativos estrangeiros, onde apenas o negativo é copiado, acredito que a educação é a chave para o futuro, e para este efeito há que devolver a autoridade e o respeito aos professores e aos estbelecimentos escolares.

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